Venda sob prescrição médica ou para uso profissional.
Mepiadre é um medicamento. Seu uso pode trazer riscos. Consulte sempre um médico ou farmacêutico. Evite a automedicação e leia a bula.
Para que é indicado o Anestésico Mepiadre 2% 1:100.000 - DFL?
O Anestésico Mepiadre 2% 1:100.000 é indicado para procedimentos cirúrgicos em geral, como cirurgias periodontais e endodônticas, cirurgia oral menor, apicetomias, instalação de implantes.
Características do Anestésico Mepiadre 2% 1:100.000 - DFL:
- Tubete de vidro.
- Com epinefrina (10,0 µg/mL).
- Uso: adulto e pediátrico.
- Composição: Cloridato de mepivacaína 2% (20 mg/mL).
- Registro ANVISA: 1017700220011.
Características Farmacológicas:
Cloridrato de Mepivacaína
- Classificação: Amida.
- Fórmula química: Cloridrato de 1-metil-2´,6´-pipecoloxilidida..
- Potência: 2 (procaína = 1; lidocaína = 2).
- Toxicidade: 1,5 a 2 (procaína = 1; lidocaína = 2).
- Absorção: Completa, após a administração intravenosa. Seu grau de absorção depende de vários fatores como o local da injeção e a presença ou ausência de um agente vasoconstritor.
- Modo de ação: O cloridrato de mepivacaína estabiliza a membrana neuronal inibindo o fluxo de íons necessários ao início e condução dos impulsos, causando por isto um efeito de anestesia local.
- Metabolismo: Devido à estrutura amídica, a mepivacaína não é metabolizada pelas esterases plasmáticas. O fígado é o principal local de metabolização, a qual ocorre pela ação de oxidases microssomais de função fixa, com mais de 50% da dose administrada sendo excretada na bile na forma de metabólitos. A hidroxilação e a N-desmetilação desempenham importantes funções no metabolismo da mepivacaína.
- Excreção: O cloridrato de mepivacaína é excretado pelos rins, sendo aproximadamente de 1 a 16% da dose na forma inalterada. A maioria da dose administrada e seus metabólitos são eliminados em um intervalo de 30 horas.
Epinefrina
- Sinônimo: Adrenalina.
- É uma amina simpatomimética, sendo quimicamente conhecida como álcool 3,4-dihidroxi (metilamino) metil benzílico.
- Atua nos receptores alfa e beta adrenérgicos, predominando os efeitos beta.
- Tem sido usada em concentrações mínimas que permitem um efeito anestésico prolongado necessário para longas cirurgias e/ou quando ocorre um sangramento importante.
Cuidados e Advertências:
- A segurança e a eficácia dos anestésicos locais dependem da dosagem recomendada, da técnica correta, de uma anamnese previamente realizada, das precauções adequadas e da rapidez e habilidade do profissional na intervenção nos casos emergenciais.
- Deve-se usar a menor dosagem capaz de proporcionar uma anestesia eficaz.
- A administração de doses frequentes de mepivacaína pode causar acentuado aumento nos níveis plasmáticos devido à absorção sistêmica, ao aumento da quantidade de droga e seus metabólitos ou ainda devido à lenta degradação metabólica.
- A tolerância pode variar de acordo com o estado do paciente já que pacientes debilitados, com idade avançada e portadores de doenças graves e crianças devem receber doses reduzidas, calculadas de acordo com a idade e suas condições físicas.
- Recomenda-se cuidado especial na administração frequente em pacientes com distúrbios hepáticos ou renais graves, uma vez que o metabolismo nestes pacientes está comprometido.
- Atenção especial deve ser tomada na administração de anestésicos locais em pacientes com histórico de sensibilidade ou alergia aos componentes da fórmula.
- Sérias arritmias cardíacas podem ocorrer se preparações contendo vasoconstritores forem empregadas em pacientes durante ou após a administração de halotano, tricloroetileno, ciclopropano ou clorofórmio.
- Em pacientes com doenças vasculares periféricas há um pequeno risco potencial de vasoconstritores, como a epinefrina, causarem isquemia ou necrose local.
- A presença de metabissulfito de potássio na formulação, um sulfito que pode causar reações alérgicas, incluindo sintomas anafiláticos e com risco de vida ou episódios menos graves de asma em algumas pessoas suscetíveis, deve ser levada em conta.
- Esta sensibilidade ao sulfito é observada com mais frequência em indivíduos asmáticos do que em não asmáticos.
- O paciente deve ser informado previamente sobre a possibilidade de perda temporária da sensibilidade e da função muscular, após infiltrações e bloqueios dos nervos.
- Os responsáveis por crianças ou pacientes com distúrbios mentais devem ser alertados para observar os mesmos, a fim de evitar possíveis traumas indesejados nos lábios.
Interações Medicamentosas:
- O uso de anestésico local associado ao consumo de álcool e medicamentos tranquilizantes, interfere diretamente na eficiência do anestésico, podendo aumentar ou diminuir seu tempo de ação, bem como sua potência. MEPIADRE não deve ser usado em pacientes que estejam fazendo uso de medicamentos que sabidamente provocam alterações na pressão sanguínea, como inibidores da monoaminoxidase (MAO), antidepressivos tricíclicos e fenotiazinas. Sérias arritmias cardíacas podem ocorrer se preparações contendo vasoconstritores forem empregadas em pacientes durante ou após a administração de halotano, tricloroetileno, ciclopropano ou clorofórmio.
- A administração simultânea de drogas vasopressoras e de drogas oxitócicas do tipo ergot pode causar hipertensão severa persistente ou acidentes vasculares cerebrais.
Reações Adversas:
- As reações adversas após o uso de MEPIADRE são similares em natureza das reações observadas com os outros anestésicos locais do mesmo tipo. Essas reações adversas são, em geral, relacionadas à dose e podem resultar de altos níveis de plasma causados por overdose, absorção rápida ou injeção intravascular não intencional. Elas também podem resultar de hipersensibilidade, idiossincrasia ou tolerância diminuída pelo paciente específico.
- Reações adversas graves geralmente são sistêmicas.
Para mais informações e outras reações adversas, vide a Bula.
Contraindicações:
- O uso do produto em pacientes com conhecida hipersensibilidade aos componentes da fórmula ou que estejam fazendo uso de medicamentos que sabidamente provocam alterações na pressão sanguínea, como inibidores da monoaminoxidase (IMAO), antidepressivos tricíclicos e fenotiazinas, é contraindicado.
- O uso deste produto em pacientes grávidas, durante a amamentação ou em pacientes asmáticos deve ser feito sob supervisão do profissional responsável.
Leia a bula:
Bula