O planejamento é essencial na hora de abrir um consultório odontológio, e para isso separamos dicas de como economizar e evitar gastos desnecessários:

Consumo de água: Fechar o registro enquanto não estiver em atendimento ou no intervalo entre pacientes, por exemplo, é uma dica simples e de grande ajuda no final do mês.

Outra dica importante é "contar com equipamentos de qualidade e calibrados", que evitam o desperdício. Atualmente, o dentista pode investir em tecnologias que já auxiliam na redução do consumo de água. As torneiras com pedais, por exemplo, acionam o jato de água na pia, o que evita o desperdício.

Energia: Assim como para evitar o gasto de energia em casa, no consultório as lâmpadas incandescentes também podem ser trocadas pelas de LED ou fluorescentes. O monitor do computador, por exemplo, pode ser desligado quando não está sendo utilizado, evitando o consumo de energia pelo computador.

Já no verão, evite utilizar durante todo o dia o ar condicionado, responsável pelo alto valor na conta de luz no final do mês.

Estoque de produtos: Fique atento ao estoque de produtos, controle o que mais gasta e o que não anda tendo utilidade, o que irá permitir uma importante economiza no orçamento dos produtos odontológicos.

Planeja sua atividade profissional: Ainda que não haja uma renda fixa, sempre trace um planejamento para sua atividade, separando custos fixos dos variáveis e fazendo previsões do quanto entrará no seu caixa em cada mês.

Fonte: https://www.blogdoctormaxtatuape.com.br/5-formas-de-cortar-custos-em-seu-consultorio-odontologico/