"O cigarro é um grande vilão da saúde e a nossa saúde começa pela boca. Muitos não sabem ou fingem que não sabem sobre as doenças que o cigarro pode causar", explica a doutora Aline Codina Polezzi, dentista clínico geral e especialista em ortodontia, pelo IPEO (Instituto Paulista de Estudos Ortodônticos).

E para entender mais, separamos algumas das principais doenças bucais causadas pelo uso do cigarro:

Halitose

O uso do cigarro, assim como o charuto, cachimbo ou tabaco mascado, juntos ao mau hábito da higiene bucal e a presença de doenças periodontais podem deixar o hálito extremamente desagradável.
Há também a diminuição do fluxo salivar, causada pelas substâncias contidas no cigarro, amenizando a "limpeza" fisiológica do próprio organismo e aumentando a halitose do paciente.

Doença Periodontal

Segundo o site VivaSaude, esta doença é "um processo inflamatório crônico da gengiva e/ou dos tecidos de suporte dos dentes, podendo levar à reabsorção óssea alveolar, ao aumento da mobilidade dental, à exposição das raízes e perda dos dentes.".
Os fumantes tendem a ter maior acumulo de placa que não-fumantes e as bactérias contidas nessas são as mais agressivas, causando formas mais graves desta doença. A severidade da doença periodontal relaciona-se diretamente com a quantidade de cigarros fumados por dia.

Câncer de Boca

Esta denominação inclui os cânceres de lábio e cavidade oral. O câncer em outras regiões da boca acontece principalmente em fumantes, e os riscos são maiores quando também são alcoólatras. "Dependendo do tipo e da quantidade de tabaco usado, os fumantes apresentam uma probabilidade 4 a 15 vezes maior de desenvolver câncer de boca do que os não-fumantes.", conclui o site VivaSaude em entrevista à dra. Aline C. Polezzi.

A Dental Med Sul preza pela boa saúde. 29 de Agosto, dia Nacional do Combate ao Fumo.

Fonte: https://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/principais-doencas-bucais-causadas-pelo-cigarro/3014/